10 chaves para o desenvolvimento da Economia Criativa
top of page
Search

10 chaves para o desenvolvimento da Economia Criativa


Recomendações detalhadas do relatório especial da ONU sobre oportunidades de economia criativa Em seu relatório (The Special Economy Report 2013 Special Edition das Nações Unidas), a ONU fornece vários exemplos que demonstram a importância da cultura para o desenvolvimento da sociedade. Este documento também descreve como a extensão de direitos e oportunidades para artistas e empreendedores criativos pode aumentar a eficiência no campo cultural como um todo. Então, o que devemos fazer para o desenvolvimento do setor criativo na economia?


  1. Antes de tudo, reconheça que, além de seus benefícios econômicos, a economia criativa também gera valor não monetário que contribui significativamente para alcançar o desenvolvimento social inclusivo e sustentável.

  2. Tornar a cultura um impulsionador e facilitador dos processos de desenvolvimento econômico, social e ambiental, uma vez que mudanças positivas só podem ocorrer em uma sociedade culturalmente definida.

  3. Revele oportunidades através do mapeamento de ativos locais da economia criativa. Essa análise será a base para o desenvolvimento de um programa de ação de acompanhamento neste setor.

  4. Fortalecer a base de evidências por meio de rigorosa coleta de dados como um investimento fundamental a montante de qualquer política coerente de desenvolvimento da economia criativa na região.

  5. Investigar as conexões entre os setores informais e formais da economia criativa como cruciais para o estabelecimento de políticas adequadas, uma vez que a economia criativa nos países em desenvolvimento depende profundamente de sistemas, processos e instituições culturais informais e é distante do setor público, enquanto a família e os amigos se tornam grandes investidores para empreendedores criativos.

  6. Analise os fatores críticos de sucesso que contribuem para criar novos caminhos para o desenvolvimento da economia criativa local. Tais fatores de sucesso incluem: a disponibilidade de infraestrutura e recursos trabalhistas, a existência de legislação que proteja a propriedade intelectual, o acesso à disponibilidade nos mercados globais, etc.

  7. Invista no desenvolvimento sustentável de empresas criativas em toda a cadeia de valor. Isso significa que é preciso haver apoio à aprendizagem e inovação locais, porque sem elas não haverá novos talentos ou novas empresas de criatividade.

  8. Crie novas oportunidades para empresários culturais em administração de empresas e redes sociais, envolva-os em atividades de marketing e forneça citações urbanas adequadas para o desenvolvimento da estrutura social e cultural da sociedade.

  9. Envolver-se em cooperação internacional para facilitar a aprendizagem mútua produtiva, bem como o compartilhamento de informações e experiências.

  10. Integrar a cultura nos programas locais de desenvolvimento econômico e social, torná-lo o número um, mesmo quando confrontado com prioridades concorrentes


FILME


CREATIVE CITIES MAP


SANTOS SP BRAZIL IS THE NEXT HOST CITY IN 2020 FOR UNESCO


PARATY, desde 2017

Cristina Maseda City Hall of Paraty, Secretary of Culture,


FLORIANOPOLIS, desde 2014

26 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page